segunda-feira, 22 de novembro de 2010

FUNÇÕES DAS GRANDES FLORESTAS E FORMAÇÕES DE VEGETAIS

  • As funções das grandes florestas e formação de vegetais para a terra e para a manutenção da vida:
A importância da floresta e das formãções de vegetais é enorme para a terra pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. Suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação.
As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas, que foram intensificadas no período pré-industrial e industrial.
Portanto, o processo de eliminação das florestas favorece consideravelmente ao acúmulo de gases de efeito estufa. Primeiro, porque ao eliminá-las retiramos do planeta os seres vivos que têm como função ajudar a reduzir, ao menos temporariamente, o gás carbono usado na fotossíntese. Em segundo lugar, a devastação normalmente é feita em duas modalidades que por si só são causadores do aumento desses gases. Ao derrubar árvores para utilização da madeira, apenas algumas são armazenadas para venda ilegal com a finalidade de atender aos mercados consumidores. Ocorre que no processo de derrubada, inúmeras árvores são atingidas por aquela maior  e caem no chão, que entram em processo de decomposição que também gera gases de efeito estufa.



A contribuição para diminuir a poluição feita por automóveis, usinas, e industrias:

  • A formação da vegetação e as florestas, seres autotrófica, a vegetação inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.
  •  organismo humano está mais protegido da poluição feita por automóveis, industrias perto de árvores localizadas dentro de parques do que ao lado daquelas que estão fora.
Redução de poluição em geral.
As Florestas  "árvores, plantas,vegetação em geral" no ambiente urbano têm considerável potencial de remoção de partículas e gases poluentes da atmosfera. No entanto, a capacidade de retenção ou tolerância a poluentes varia entre espécies e mesmo entre indivíduos da mesma espécie. Algumas árvores têm a capacidade de filtrar compostos químicos poluentes, como o dióxido de enxofre (SO2), o ozônio (O3) e o flúor. Mesmo considerando-se que as árvores podem agir com eficiência para minimizar os efeitos da poluição feitas por autómoveis, usinas e etc, isso só será possível por meio da utilização de espécies tolerantes ou resistentes. Os danos provocados pela poluição atmosférica podem ser muito significativos, dependendo principalmente das espécies utilizadas e dos índices de poluição.





Redução dos Ruídos
O nível de ruído excessivo nas cidades, provocado pelo tráfego e por diversas outras fontes, afeta psicológica e fisicamente as pessoas. A presença das árvores reduz os níveis da poluição sonora ao impedir que os ruídos e barulhos fiquem refletindo continuamente nas paredes das casas e edifícios, causando uma sensação de um som permanente, similar ao que sentimos ao falar numa sala vazia, sem móveis. Isto é, as árvores e suas folhas contribuem para absorver a energia sonora fazendo com que os sons emitidos desapareçam rapidamente.
às árvores urbanas são seu poder de interferir em microclimas e de reduzir a poluição, os ruídos e a temperatura. A estes atributos, associam-se as contribuições sociais, que podem ser definidas como a saúde física e mental do homem, as opções de recreação propiciadas pela arborização e o aumento do valor das propriedades em função da existência de árvores ou áreas verdes.

AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA ATMOSFERA

Relação da atmosfera com a física e a  química: A atmosfera é composta por várias camadas, que se diferenciam de acordo os aspectos físicos e químicos.
aspecto quimico: É a química, com suas fórmulas, elementos e reações, a matéria que justifica todos esses fenômenos. A química na atmosfera e nas suas fonções,com a concentração de gases em diferentes alturas da troposfera, a parte mais baixa da atmosfera, vendo o  nitrogênio, oxigênio, dióxigo de carbono e outras relações químicas.
O principal componente químico e que é o mais conhecido é o dióxido de carbono e que esta a provocar o conhecido efeito estufa ou o aquecimento global.Alguns poluentes já referidos, como o ácido sulfúrico e o dióxido de enxofre vão-se dividir em ácido sulfídrico e vão condensar nas nuvens e misturar-se com o vapor de água. Ao ocorrer a pricipitação vão-se pricipitar e espalhar nos terrenos à volta e contaminar terrenos, lagos, rios e florestas.Existem vários componentes químicos poluidores que são o dióxido de enxofre, dióxido de carbono, metano, chumbo e alguns ácidos como o sulfúrico. O dióxido de carbono, os fumos e o dióxido de enxofre vão servir como núcleos de condensação e misturando-se com o nevoeiro numa atmosfera úmida vão originar o smog e numa atmosfera seca a bruma.


aspecto físico: A Física busca compreender e determinar as flutuações erráticas e irregulares que se encontram na natureza, e com seu desenvolvimentoAs propriedades físicas também se modificam ao longo da atmosfera, bastante características é a variação de temperatura, inicialmente ela vai diminuindo conforme aumentamos a altitude posteriormente ela volta a aumentar com a altitude depois inverte, é as variações entre moléculas e energia.Auxiliando na obtenção de informações mais precisas sobre os os principais processos físicos que determinam a estrutura e comportamento da atmosfera e suas funções.

Quais são as principais funções da nossa atmosfera.
  1. filtrar radiações
  2. regular o clima,o ciclo das chuvas
  3. os ventos
  4. o efeito estufa
  5. fornecer oxigênio para manutenção da vida
  6. proteger da queda de meteoros
  •  Filtrar radiações: A atmosfera funciona como um filtro da radiação solar, deixando passar as radiações de energia mais baixa, absorvendo (retendo) as de energia mais elevada. Apresenta-se como uma “capa protectora”, reflectindo para o espaço exterior ou absorvendo as radiações solares que seriam excessivas para a vida na Terra.
    Na estratosfera a camada de ozono filtra grande parte da radiação nociva, os raios ultravioletas.
    Absorve uma parte significativa da radiação ultravioleta (UV) – através do ozono estratosférico – que, ao atingir a Terra, inviabilizaria provavelmente, as formas de vida tal como as conhecemos, uma vez que a temperatura seria muitas vezes mais elevada, impossível de suportar pelas actuais espécies animais e vegetais.

    Estas radiações absorvidas possuem energia suficiente para dissociar as moléculas dos gases aí existentes, mas não para as ionizar. Formam-se assim, preferencialmente, radicais livres.

  • Regular clima e o ciclo da chuva: pressão atmosférica ajuda a regular o clima e as condições de habitabilidade de planetas semelhantes à Terra, ciclo hidrológico refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas.A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água constituindo os seguintes processos de transferência:


  • Evaporação dos oceanos e outros corpos d'água no ar e transpiração das plantas terrestres e animais para o ar.
  • Precipitação, pela condensação do vapor de água do ar e caindo para a terra ou no mar.
  • Escoamento da terra geralmente atingem o mar.

O ciclo da  água, evapotranspiração (nome cientifico dado ao vapor de água obtido da transpiração e da evaporação) atinge um certo nível da atmosfera em que ele se condensa, formando as nuvens. Nas nuvens, o vapor de água condensa-se formando gotículas, que permanecem em suspensão na atmosfera.Estas gotículas, sob certas condições, agregam-se formando gotas maiores que precipitam-se, ou seja, chove. A chuva pode seguir dois caminhos, ela pode infiltrar-se e formar um aquífero ou um lençol freático ou pode simplesmente escoar superficialmente até chegar a um rio, lago ou oceano, onde o ciclo continua.



  • Ventos: Pode ser considerado como o ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo.
    Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica, estando diretamente relacionadas à radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar. Formam-se a partir de influências naturais: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude e amplitude térmica.O vento é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia (energia eólica). Os ventos Constantes são existentes dos Trópicos para o Equador, podendo causar chuvas por causa da sua úmidade,

    Na atmosfera, existem os ventos periódicos, são conhecidos como brisas das regiões litorais, que se alternam regularmente de sentido. Estes ventos surgem devido a desigualdade, capacidade de aquecimento entre a Terra e o mar.

Ventos perigosos:














Tufão: É o nome que se da aos ciclines.formados no sul da Ásia e na parte ocidental  do oceano Índico, entre julho e outubro. É o mesmo que furacão, só que na região equatorial do Oceano Pacífico. Os tufões surgem no mar da China e atingem o leste asiático.























Tornado:  É o mais forte dos fenômenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais tipos de ciclone. Com alto poder de destruição, atinge até 490 km/h de velocidade no centro do cone. Produz fortes redemoinhos e eleva poeira. Forma-se entre 10 e 30 minutos e tem, no máximo, 10 km de diâmetro. O tornado é menor e em geral mais breve do que o furacão, e ocorre em zonas temperadas do Hemisfério Norte.



















Ciclones: São ventos circulares, como: Tufão, Furacão, Tornado e Willy-Willy. É uma tempestade bastante  violenta que ocorre nas regiões tropicais e subtropicais. A velocidade supera a 50km/h.





















Furacão: É um vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos EUA. Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furacão. Giram no sentido horário (no hemisfério Sul) ou anti-horário (no hemisfério Norte) e medem de 200 km a 400 km de diâmetro. Sua curva se assemelha a uma parabólica.




  • Efeito estufa e fornecimento de oxigênio para  manutenção da vida:
    Não é tão vilão assim!


O Efeito Estufa é a capacidade que a atmosfera terrestre possui de absorver fases presentes, com a radiação solar refletida na superfície terrestre, alguns gases são absorvidos pela atmosfera.Desta forma, o calor fica retido, não sendo o mesmo liberado no espaço. O Efeito Estufa mantém o planeta aquecido, com isso a manutenção da vida terrestre, é garantida.A maior preocupação é um desequilibrio que poderá ocorrer com o planeta, o Efeito Estufa poderá ocasionar o aquecimento global, com isso, temos também um sério risco a vida terrestre, o equilibrio é a chave para a vida na Terra, como conhecemos.


O equilíbrio é fundamental para a vida. Mesmo quando o assunto é efeito estufa. Na verdade, quando não é excessivo, esse processo é importante para a manutenção de temperaturas mais amenas e adequadas da Terra Muitos desses gases estufa são produzidos naturalmente, como resultado de erupções vulcânicas, da decomposição de matéria orgânica e da fumaça de grandes incêndios. Por isso são indispensáveis para a existência de vida no planeta. Contudo, em escala global, o aumento exagerado desses elementos provoca o aquecimento do global e suas conseqüências catastróficas. O derretimento das calotas polares e de geleiras, por exemplo, eleva o nível das águas dos oceanos e dos lagos, submergindo ilhas e amplas áreas litorâneas densamente povoadas. O superaquecimento das regiões tropicais e subtropicais contribui para intensificar o processo de desertificação e de proliferação de insetos nocivos à saúde humana e animal.








POR QUE EFEITO ESTUFA?

O nome surgiu a partir dos ambientes usados para criar plantas. Visando uma produção excelente e perene, as estufas fornecem as condições ideais para o crescimento. São ilhas de desenvolvimento.


  • Proteger de queda de meteoros:

 No espaço há muitos fragmentos de astros que se desintegram constantemente os planetas são atingidos por esses fragmentos, a atmosfera é responsável por não deixar que eles cheguem até a superfície. Entre várias funções da atmosfera a principal é a proteção contra a entrada de corpos estranhos na superfícieO número de corpos do sistema solar diminui muito à medida que seus tamanhos aumentam; ou seja: existem muitos corpos pequenos, porém poucos corpos grandes. Isso faz com que a probabilidade de colisões com nosso planeta diminua com o aumento do tamanho dos corpos. Entretanto, devido à grande velocidade desses corpos, mesmo um cometa ou asteróide "pequeno" que cair na Terra, poderá liberar uma quantidade muito grande de energia. Objetos de 10 a 30 metros de diâmetro, colidindo com a Terra, seriam capazes de liberar uma energia de 3 a 1.000 megatons (equivalente a centenas de bombas de Hiroshima). Estimamos que a frequência de colisões de corpos dessa faixa de tamanho com a Terra deva ser de 1 a 100 anos. Objetos de 30 a 200 metros de diâmetro liberariam uma energia de 1.000 a 10.000 megatons e devem cair na Terra com uma frequência de 100 a 10.000 anos. O asteróide que caiu em Tunguska no início do século se encontra nessa faixa de tamanho.Objetos de 200 metros a 2 quilômetros de diâmetro liberariam uma energia de 10.000 a 100.000 megatons e devem cair na Terra com uma frequência de 10.000 a 1 milhão de anos. Seriam capazes de devastar áreas equivalentes a um continente. Objetos de 2 a 10 quilômetros de diâmetro liberariam uma energia de 100 mil a 1 milhão de megatons e devem cair na Terra com uma frequência de 1 milhão a 100 milhões de anos. O asteróideque provocou a extinção dos dinossauros se encontra dentro dessa faixa de tamanho. Objetos com mais de 10 quilômetros de diâmetro seriam capazes de extinguir a vida em nosso planeta e devem cair na Terra com uma frequência de 100 milhões a 1 bilhão de anos. A imagem acima é uma simulação da colisão de um desses asteróides com a Terra.













sexta-feira, 19 de novembro de 2010

AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO OCEANO

Principais funções dos oceanos do ponto de vista climático e manutenção da vida!  


  • Possui propriedades que ajudam no controle do nosso clima tornando o planeta Terra propício à vida. Sendo a superfície do planeta, coberta, maioritariamente, por água oceânica. Estas movem-se continuamente por todo o globo, através de correntes oceânicas, que ajudam na distribuição de calor e gases, em toda a superfície terrestre. É bastante importante porque é com esta relação que o planeta regula o clima, a qualidade do ar que se respira e também tem uma importância relevante no aquecimento global.

  • Os oceanos desempenham um papel importante no ciclo de carbono e no ciclo da água, entre atmosfera, o ambiente físico e os organismos vivos.
    Os movimentos dos gases ocorrem da atmosfera para os oceanos, e dos oceanos para a atmosfera. Vários fatores influenciam esta troca, como a concentração destes gases em ambos os ambientes e a velocidade dos ventos, apesar de não se conhecer todos os fatores que influenciam estas trocas já se sabe o suficiente para saber que são importantes para o nosso clima e para a qualidade do ar que se respira.
    O impacto do CO2 (dióxido de carbono) no nosso clima depende dos níveis deste na atmosfera. Cerca de um terço deste gás é transferido para os oceanos. Ao entrar em contato com a água, o dióxido de carbono reage com os iões de carbonato e forma carbonato de hidrogênio, que irá permitir a entrada de mais CO2 vindo da atmosfera. O CO2 também é utilizado para a fotossíntese.


  • A  água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida. A  água também é indispensável para a geração de energia, para os transportes, a recreação, a saúde e para o emprego da população. Para que o sistema de distribuição de água funcione,água o homem e toda a sociedade podem suprir grande parte de suas necessidades

    Para a vida humana, inegavelmente a água é o elemento mais crítico e importante.
  • Importância dos oceanos. Os oceanos são importantes para o planeta, neles se originou a vida. Eles são os grandes produtores de oxigênio (as microalgas oceânicas), regulam a temperatura da Terra, interferem na dinâmica atmosférica, caracterizam tipos climáticos.