sexta-feira, 19 de novembro de 2010

AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO OCEANO

Principais funções dos oceanos do ponto de vista climático e manutenção da vida!  


  • Possui propriedades que ajudam no controle do nosso clima tornando o planeta Terra propício à vida. Sendo a superfície do planeta, coberta, maioritariamente, por água oceânica. Estas movem-se continuamente por todo o globo, através de correntes oceânicas, que ajudam na distribuição de calor e gases, em toda a superfície terrestre. É bastante importante porque é com esta relação que o planeta regula o clima, a qualidade do ar que se respira e também tem uma importância relevante no aquecimento global.

  • Os oceanos desempenham um papel importante no ciclo de carbono e no ciclo da água, entre atmosfera, o ambiente físico e os organismos vivos.
    Os movimentos dos gases ocorrem da atmosfera para os oceanos, e dos oceanos para a atmosfera. Vários fatores influenciam esta troca, como a concentração destes gases em ambos os ambientes e a velocidade dos ventos, apesar de não se conhecer todos os fatores que influenciam estas trocas já se sabe o suficiente para saber que são importantes para o nosso clima e para a qualidade do ar que se respira.
    O impacto do CO2 (dióxido de carbono) no nosso clima depende dos níveis deste na atmosfera. Cerca de um terço deste gás é transferido para os oceanos. Ao entrar em contato com a água, o dióxido de carbono reage com os iões de carbonato e forma carbonato de hidrogênio, que irá permitir a entrada de mais CO2 vindo da atmosfera. O CO2 também é utilizado para a fotossíntese.


  • A  água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida. A  água também é indispensável para a geração de energia, para os transportes, a recreação, a saúde e para o emprego da população. Para que o sistema de distribuição de água funcione,água o homem e toda a sociedade podem suprir grande parte de suas necessidades

    Para a vida humana, inegavelmente a água é o elemento mais crítico e importante.
  • Importância dos oceanos. Os oceanos são importantes para o planeta, neles se originou a vida. Eles são os grandes produtores de oxigênio (as microalgas oceânicas), regulam a temperatura da Terra, interferem na dinâmica atmosférica, caracterizam tipos climáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário