segunda-feira, 22 de novembro de 2010

FUNÇÕES DAS GRANDES FLORESTAS E FORMAÇÕES DE VEGETAIS

  • As funções das grandes florestas e formação de vegetais para a terra e para a manutenção da vida:
A importância da floresta e das formãções de vegetais é enorme para a terra pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. Suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação.
As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas, que foram intensificadas no período pré-industrial e industrial.
Portanto, o processo de eliminação das florestas favorece consideravelmente ao acúmulo de gases de efeito estufa. Primeiro, porque ao eliminá-las retiramos do planeta os seres vivos que têm como função ajudar a reduzir, ao menos temporariamente, o gás carbono usado na fotossíntese. Em segundo lugar, a devastação normalmente é feita em duas modalidades que por si só são causadores do aumento desses gases. Ao derrubar árvores para utilização da madeira, apenas algumas são armazenadas para venda ilegal com a finalidade de atender aos mercados consumidores. Ocorre que no processo de derrubada, inúmeras árvores são atingidas por aquela maior  e caem no chão, que entram em processo de decomposição que também gera gases de efeito estufa.



A contribuição para diminuir a poluição feita por automóveis, usinas, e industrias:

  • A formação da vegetação e as florestas, seres autotrófica, a vegetação inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.
  •  organismo humano está mais protegido da poluição feita por automóveis, industrias perto de árvores localizadas dentro de parques do que ao lado daquelas que estão fora.
Redução de poluição em geral.
As Florestas  "árvores, plantas,vegetação em geral" no ambiente urbano têm considerável potencial de remoção de partículas e gases poluentes da atmosfera. No entanto, a capacidade de retenção ou tolerância a poluentes varia entre espécies e mesmo entre indivíduos da mesma espécie. Algumas árvores têm a capacidade de filtrar compostos químicos poluentes, como o dióxido de enxofre (SO2), o ozônio (O3) e o flúor. Mesmo considerando-se que as árvores podem agir com eficiência para minimizar os efeitos da poluição feitas por autómoveis, usinas e etc, isso só será possível por meio da utilização de espécies tolerantes ou resistentes. Os danos provocados pela poluição atmosférica podem ser muito significativos, dependendo principalmente das espécies utilizadas e dos índices de poluição.





Redução dos Ruídos
O nível de ruído excessivo nas cidades, provocado pelo tráfego e por diversas outras fontes, afeta psicológica e fisicamente as pessoas. A presença das árvores reduz os níveis da poluição sonora ao impedir que os ruídos e barulhos fiquem refletindo continuamente nas paredes das casas e edifícios, causando uma sensação de um som permanente, similar ao que sentimos ao falar numa sala vazia, sem móveis. Isto é, as árvores e suas folhas contribuem para absorver a energia sonora fazendo com que os sons emitidos desapareçam rapidamente.
às árvores urbanas são seu poder de interferir em microclimas e de reduzir a poluição, os ruídos e a temperatura. A estes atributos, associam-se as contribuições sociais, que podem ser definidas como a saúde física e mental do homem, as opções de recreação propiciadas pela arborização e o aumento do valor das propriedades em função da existência de árvores ou áreas verdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário